top of page

CAPOEIRA : ORIGENS, ESTILOS E HISTÓRIA

A capoeira é considerada hoje como uma modalidade de luta, especialmente da cultura afro-brasileira. Foi recentemente tombada como patrimônio cultural do Brasil (17/08/2008) e, no Rio de Janeiro, foi tombada como bem imaterial em 20 de novembro de 2009.

Trata-se de uma manifestação cultural brasileira, compreendendo várias nuances ao mesmo tempo, isto é, ora é considerada como uma luta, ora como uma dança, ora também é considerada como sendo um instrumento utilizado pelos oprimidos na ânsia de liberdade (arma de guerra), de acordo com Tubino (2007). Para Sodré (1988), a arte da capoeira é entendida como uma conjugação de luta, de culto e segredo.

No que diz respeito à etimologia da palavra capoeira há uma discordância quanto à origem, há quem afirme ser de origem tupi-guarani e para outros, ser de origem portuguesa (ARAÚJO, 2005). De acordo com Nascentes (1932), a palavra capoeira significa gaiola para capões. Já para Figueiredo (1925), entendeu o termo como sendo um cesto grande ou qualquer compartimento, ordinariamente gradeado, onde se guardam e criam capões ou outras aves, ou seria apenas uma Gaiola. Rego (1968) traz diversos significados, entende que pode ser uma mata, que se sucede à mata virgem que foi roçada ou destinada a roçar-se, pode ser entendido como negro sertanejo, que assalta os viajantes. Afirma que há ainda o termo capoeiragem que pode ser traduzido por vida de capoeira, ou aquele que é desordeiro.

© 2023 por EK. Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado por Wix.com

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-flickr
bottom of page